(62) 3281 9229

ESMEG

Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás

Desembargador Romeu Pires de Campos Barros

← Voltar

ESMEG e Rede Juris realizam aula inaugural do Curso Preparatório para a Magistratura e Semana Jurídica

51225689-8155-4147-9059-f45a3f700769

Etapas que compõem os concursos públicos para a magistratura, dicas de leitura e as principais finalidades do novo Código de Processo Civil (CPC). Estes foram alguns dos temas abordados pelo juiz de Direito da comarca de Jataí, Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, na aula inaugural do Curso Preparatório para a Magistratura e Semana Jurídica.

A ministração ocorreu na noite desta segunda-feira (19), na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG), em parceria com a Rede Juris.

Professor na disciplina Processo Civil e coordenador do Curso Preparatório para a Magistratura, Thiago Castelliano, deu dicas para os alunos sobre o princípio dos estudos para concursos públicos na área jurídica, em especial a magistratura. “Mais importante para o candidato é analisar e estudar a Resolução 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por meio dela, ele terá todo o balisamento do que deve ter no edital e a forma de avaliação. É preciso ter ciência que a sua preparação deve abranger todas as etapas do concurso público: objetiva, discursiva, de sentença, psicotécnica (que já está sendo deixada de lado) e uma preparação específica para prova oral”, sublinhou.

Assista o vídeo e veja a dica na íntegra:

Parceria institucional

Promovido pela ESMEG, com altos índices de aprovação em concursos, o Curso Preparatório para a Magistratura deste ano traz inúmeros diferenciais. Dentre eles, a integração da tecnologia para promoção da modalidade integralmente on-line, expertise da Rede Juris; e a promoção de uma semana de curso totalmente gratuita para bacharéis em Direito, servidores públicos e profissionais da área que almejam ser juízes.

Segundo o diretor da ESMEG, juiz André Reis Lacerda, o intuito é elevar ainda mais o nível da capacitação e incentivar os alunos com uma instrução completa. “A ascensão dos cursos on-lines fez os cursos locais perderem espaço. Quem faz concursos públicos pelo Brasil faz um verdadeiro turismo virtual e geográfico. Pensando nisso, resolvemos unir a excelência da ESMEG e da Rede Juris, juntando o aparato e suporte tecnológico deles e os melhores profissionais de cada área e entidade. O nosso objetivo é promover uma instrução completa: como estudar e como fazer a prova.”

O coordenador acadêmico da Rede Juris, promotor de Justiça Gleibson Rezende, também ponderou sobre a parceria institucional. “Queremos ser referenciais, para isso partimos da junção do melhor que cada instituição tem, começando pelos professores que não ficam a dever a ninguém.” O jurista também explicou que ao final de cada aula estará disponível na plataforma virtual 10 questões acerca da aula do dia anterior. Além de fixarem melhor o conteúdo aplicado, os dois alunos com melhor desempenho, matriculados na Semana Jurídica, ganharão bolsa para fazer o Curso Preparatório.

Magistratura: Realização pessoal e profissional

Magistratura: Realização pessoal e profissional

 

Magistratura: Realização pessoal e profissional

Arthur Ribeiro Barreto, magistratura para contribuir com a sociedade

Arthur Ribeiro Barreto, magistratura para contribuir com a sociedade

 

Compenetrados, olhares atentos e mãos ágeis para tomar notar e não perder nem uma vírgula da explicação. Este era o clima entre os alunos que sonham com a judicatura, dentre eles o jurista Arthur Ribeiro Barreto, 28 anos.

Com experiência em certames locais e de outros Estados e com uma bagagem de cursos feitos na Rede Juris e na ESMEG, Arthur não dispensa a preparação para almejar seu sonho. “Eu sempre quis foi fazer a diferença no mundo. Desde o início quando eu entrei no Direito foi para ser magistrado e transformar a vida das pessoas”, revela.

Gerações unidas em prol de um sonho

Elenilda Catarina Silva Felipe e sua filha Eduarda Maya Avelino Felipe unem forças em prol de um sonho em comum

Elenilda Catarina Silva Felipe e sua filha Eduarda Maya Avelino Felipe unem forças em prol de um sonho em comum

 

O sonho de ingressar na magistratura também é compartilhado entre gerações. É o caso da servidora pública, Elenilda Catarina Silva Felipe, 47 anos, e da sua filha Eduarda Maya Avelino Felipe, 26 anos, advogada, alunas do Curso Preparatório para a Magistratura.

Elenilda Catarina é servidora pública há 12 anos com lotação no Tribunal Regional Eleitoral da 18ª Região (TRT-18), onde vislumbrou o cargo. “Com atuação na área jurídica e pensando na crise e nas novas possibilidades eu expandi o olhar e encontrei na magistratura uma oportunidade, um sonho.”

Já Eduarda Maya, sua filha, sonha com um cargo público desde o começo da faculdade de Direito. “O desejo em seguir juíza foi despertado ainda na graduação por meio da disciplina de Direito Constituicional e depois de ser voluntária no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e ver a rotina dos magistrados mais de perto”, finalizou.

O curso

O Curso Preparatório para a Magistratura presencial segue de segunda a sexta, das 19 horas às 22h15, na sede da ESMEG, no Jardim Goiás, em Goiânia. As aulas da modalidade on-line são gravadas presencialmente e disponibilizadas na plataforma da Rede Juris, assim como os 10 exercícios do desafio diário após cada aula presencial. A grade curricular será disponibilizada até o final desta semana pela Rede Juris.

Ainda há vagas limitadas no curso presencial. Os interessados em investir na modalidade on-line podem fazer as matrículas também após o início efetivo da capacitação. Para mais informações e matrículas entre em contato pelo (62) 3956-6900 ou pelo site da Rede Juris.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ESMEG | Mediato Multiagência

© ESMEG | Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás | 2018