(62) 3281 9229

ESMEG

Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás

Desembargador Romeu Pires de Campos Barros

← Voltar

Convênio entre ESMEG, ASMEGO e UFG é assinado

Mais um importante passo na formação dos magistrados de Goiás foi dado com a assinatura do convênio de mestrado entre ESMEG, ASMEGO e Faculdade de Direito da UFG, nesta segunda-feira, 22 de maio.

O mestrado profissional em Direito terá concentração nas áreas de Direito e Políticas Públicas e Criminologia e Segurança Pública. O edital do processo seletivo já foi divulgado e pode ser conferido pelo site: .http://www.ppgdp.direito.ufg.br/

Para Saulo Pinto Coelho, coordenador do curso de pós-graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG, esse convênio de cooperação permitirá nos próximos anos investimentos e infra-estrutura importantes na área de pesquisa em direito e políticas públicas, controle da administração e gestão públicas. “Acredito que representa um avanço importante e que o meio acadêmico poderá contribuir de forma relevante por meio do mestrado profissional com incremento de know-how da área de gestão e controle da coisa pública no contexto brasileiro e, sobretudo, no contexto de Goiás.”
Saulo ressaltou o empenho do desembargador Carlos Alberto França, diretor da ESMEG, na concretização dessa parceria. “Desde o início das conversas, há três anos, o Desembargador sempre foi um entusiasta do diálogo entre a pesquisa científica do direito e a prática profissional. Ele teve a visão de apoiar e enxergar a importância de formar juízes com mestrado de altíssima qualidade. Estamos muito otimistas e já vislumbrando no futuro a implementação de um doutorado na UFG”, disse.
Para o Desembargador Carlos Alberto França, a assinatura do convênio é um importante passo na concretização de um sonho. “Propiciaremos aos magistrados do nosso Estado o aprimoramento tão importante para uma boa prestação juridicional numa área de muita relevância para a sociedade, que é a de políticas públicas”, analisa. “Tenho certeza que ao final dos próximos três anos vamos comemorar o êxito com 15 novos magistrados mestres no Estado de Goiás advindos dessa parceria”, acredita.

 

O presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, afirmou que a concretização deste mestrado é, para a ASMEGO, uma vitória ímpar. “Com o curso, os magistrados terão à disposição, em nosso Estado, um curso qualificado com abrangência nas atividades jurisdicionais. Além disso, a implementação da capacitação prova que a união entre instituições traz resultados positivos, o que, com certeza, irá propiciar para a sociedade uma prestação jurisdicional com mais qualidade”, afirma.

 

O presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, também esteve presente na assinatura do convênio e ressaltou a iniciativa. “Vamos seguir de mãos dadas para o aprimoramento da magistratura e do direito em Goiás e com a alegria de contar com a prestigiada Faculdade de Direito da UFG, da qual eu também fui aluno”, disse.
O convênio entre ESMEG, ASMEGO e UFG garantirá, além da cooperação institucional e financeira, a destinação de um percentual das vagas (cinco por ano ao longo de três anos) aos membros da magistratura goiana, seguindo-se a regulamentação atualmente vigente para mestrados profissionais.
Fotos: Aline Caetano

 

 

© ESMEG | Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás | 2017