ESMEG

Desembargador Romeu Pires de Campos Barros

(62) 3281-9226

← Voltar

Temporada de concursos públicos em 2014 pode ter mais de 50 processos seletivos

Passa de 2,6 mil o número de vagas oferecidas nos concursos da Defensoria Pública da União (DPU) e outras três defensorias estaduais. Inclusive, em Goiás. Todos os certames são previstos para 2014. A lista de instituições públicas que devem realizar processos seletivos no próximo ano é ainda maior. Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal, Ministério da Previdência, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Procuradoria Geral da Fazenda têm editais aguardados para o ano que vem. As seleções abarcam órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A expectativa é a de que ao menos 50 concursos públicos sejam realizados em 2014. Seja para qual for a seleção, o candidato deve se antecipar nos estudos.

Paciência, persistência e excelência. “Este é o tripé de sucesso não só nos concursos públicos, mas na carreira profissional”. A afirmação é do professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG), advogado Lúcio Flávio Siqueira de Paiva. Para o docente, os concurseiros têm de esgotar os editais dos certames antes mesmo da abertura do processo seletivo. “A concorrência é muito grande. O concurseiro deve ser persistente. É preciso estudar todo dia, todo dia, e ter metas. A disciplina também é fundamental. O candidato que quer mesmo ser aprovado no concurso público deve enxugar o edital antes mesmo dele ser publicado”, indica Lúcio Flávio.

Na avaliação do professor, o ideal é que o estudante se dedique em tempo integral à preparação para estes processos seletivos. De acordo com o advogado, os maiores erros cometidos pelos candidatos na fase de estudos são a má administração do tempo, bem como falta de organização e de método. Portanto, os concurseiros que participarão de certames públicos em 2014 devem começar a estudar desde já.

Veja a relação dos processos seletivos estimados para o próximo ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ESMEG (com informações do site concursosnobrasil.com.br)

© ESMEG | Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás | 2021